Super Premium Diet
Os especialistas recomendam fugir das “dietas milagrosas” e procurar um nutricionista
By Super Premium Diet
onn 28 Nov 2017 1:17 PM
-A +A
  • hábitos de vida
  • estilo de alimentação
  • doenças cardiovasculares

Os motivos pelos quais alguém decide fazer dieta são tão variados como pessoas e condições físicas existentes. Para facilitar uma gravidez, controlar a hipertensão, melhorar os resultados das análises, prevenir doenças cardiovasculares ou realizar tarefas diárias – tal como apertar os atacadores ou subir e descer escadas sem se cansar- são apenas algumas das razões para colocar-se nas mãos de um profissional.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), na Europa as doenças cardiovasculares causam metade das mortes, 46 vezes mais mortes que as provocadas pela SIDA, tuberculose e malária. Cerca de 80% dos casos de insuficiência cardiovascular podiam ser evitados. Os nutricionistas são responsáveis por colocar o seu conhecimento ao serviço do paciente para ajudar a alcançar os seus objetivos e mudar os seus hábitos de vida por outros mais saudáveis.

O serviço de assessoramento nutricional em farmácias do Grupo NC Salud realizou recentemente um estudo para analisar o perfil e os motivos pelos quais se solicita ajuda profissional para iniciar uma dieta saudável. Os resultados obtidos revelam que só 24,5% das pessoas perde peso por causa da saúde. Na verdade, o principal objetivo para fazer dieta é uma mudança estética (de acordo com 68% dos inquiridos), que está relacionada com um sentimento de baixa auto-estima e problemas emocionais, pelo que o acompanhamento nutricional é mais eficaz se for acompanhado por apoio psicológico profissional.

Segundo este estudo, o perfil dos pacientes que recorrem a um nutricionista são mulheres (86%) entre os 30 e os 59 anos, que querem perder barriga, recuperar as medidas, reduzir a celulite ou refirmar a pele, entre outros motivos.

Estética ou saúde

Apenas 24,5% das pessoas que acorrem ao nutricionista fazem-no por motivos de saúde como a hipertensão, diabetes, colesterol ou a necessidade de perder peso por causa de uma intervenção cirúrgica. E há mais: apenas 2,5% das pessoas que começam uma dieta fazem-no para melhorar os seus hábitos de vida e estilo de alimentação.

Os especialistas advertem que as “dietas milagrosas” não existem e que provocam uma rápida recuperação do peso perdido. Além disso, com essas restrições põe-se em risco a saúde ao abusar de um tipo de alimentos e eliminar outros.

Por isso, a Super Premium Diet, o serviço de assessoramento nutricional em farmácias do Grupo NC Salud, procura uma mudança nos hábitos de vida saudáveis e modificações na alimentação para que se tornem parte do quotidiano. Somente desta forma se consegue manter o peso ideal ao longo do tempo e obter benefícios para a saúde.